Quase todos têm medo dessa doença e sabem o quão perigosa ela é. Na verdade ela é o pesadelo número 1 dos dentistas e o principal motivo para que muitos escovem todos por dia. Mas afinal, o que é cárie? Quais são seus efeitos e como ela age em nossos dentes?

Um estudo da Ministério da Saúde revelou que 56% da população brasileira possui o quadro de cárie, ou seja, pouco mais da metade. Os dados revelam também que essa situação costuma ser mais frequente em crianças.

O que é exatamente a cárie?

O processo para a cárie se instituir no dente de uma pessoa está relacionado com a presença da bactéria Streptococcus mutans. Elas, por sua vez, na presença de carboidratos fermentáveis, organizam-se e formam uma película que recobre as superfícies dentárias e assim se forma o que denominamos placa ou biofilme bacteriano.

As bactérias “abocanham” a sacarose, ou seja, o açúcar no resto dos alimentos. Esse encadeamento de fatores faz com que um ácido seja produzido para desmineralizar os dentes até um quadro mais grave, em que eles são literalmente quebrados e surge uma cavidade.

A culpa não é só das bactérias

Como dissemos, as bactérias produzem ácidos a partir do açúcar dos alimentos e formam a cárie dentária. Em um primeiro momento é normal pensar que o combate às bactérias vai evitar essa situação e dar saúde aos dentes.

Apesar disso, o combate às bactérias é algo impossível, já que naturalmente milhares delas vivem em nossas bocas todos os dias. Por isso, é importante se atentar ao consumo de alimentos com muito açúcar.

Nesse contexto, a saliva tem a importante função de equilibrar a acidez no trato bucal e devolver os minerais aos dentes, evitando um terreno propício para a cárie. Porém, quando alguém consome muito açúcar, esse aliado também não consegue dar conta do recado.

Por tudo isso é importante reduzir o consumo de balas, bolos e biscoitos desde as crianças. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que um adulto deve consumir, no máximo, 6 colheres de chá de açúcar por dia, dispersos ao longo das refeições.

Sintomas da cárie

Assim como qualquer outra doença, a cárie possui alguns indícios que podem revelar a sua presença. Veja os principais sintomas da cárie que costumam aparecer na saúde bucal dos pacientes:

  • Dor persistente ao comer ou beber algo muito quente ou frio;
  • Presença de pequenos furos em um ou mais dentes;
  • Manchas e marcas, brancas ou marrons, na superfície do(s) dente(s);
  • Alta sensibilidade ao escovar os dentes;
  • Dores e inchaço na gengiva.

Tratamento para a cárie

tratamento para cárie vai variar conforme a gravidade da situação. Quando é afetado apenas um dente, uma restauração na maioria das vezes costuma ser a solução.

Já quando mais dentes são afetados e o quadro é mais grave, pode ser recomendado por um dentista tanto o tratamento de canal como até mesmo a retirada dos dentes e a colocação de uma prótese.

Com medo desses procedimentos, muitos sabem que estão com cárie e mesmo assim evitam as consultas ao dentista. Esse hábito, porém, é extremamente perigoso, inclusive para a saúde geral de uma pessoa.

Isso porque, a cárie, em alguns casos, pode avançar pela corrente sanguínea e trazer graves danos ao organismo de uma pessoa, até mesmo, em um último caso, a morte. Mas afinal, como evitar tudo isso? No vídeo abaixo, a Doutora Ianara Pinho fala um pouco sobre esse quadro explica como evitar a cárie. Confira:

Uma boa escovação pode ser a solução

Mas para evitar que tudo isso aconteça, uma boa higienização dentária pode ajudar. Os dentistas dizem que o ideal é realizar essa limpeza três vezes ao dia, com o uso do fio dental e do enxaguante bucal, que também possuem papéis fundamentais na luta contra a cárie.

Apesar disso, é importante lembrar que o uso da pasta em excesso também é prejudicial aos dentes.

O flúor, substância extremamente útil e aliado da nossa saúde bucal, se utilizado de forma demasiada na infância pode causar a fluorose, quadro em que podem ser vistas manchas extremamente brancas ou amarronzadas ao longo da dentição permanente.

Dessa forma, é importante aliar a redução no consumo do açúcar com uma limpeza bucal eficiente para prevenir de vez esse quadro.

Entendendo o que é cárie, é possível traçar as melhores soluções e meios para se ver livre dessa doença de uma vez por todas. E exatamente por tudo isso é muito importante contar com o apoio de um dentista experiente e capacitado.

Confira também:

Mau hálito: o que causa e como contornar?


Comentários não são permitidos.


Leia Também

Clareamento ou lente de contato: qual é a melhor opção?

Você está na dúvida entre o clareamento ou lente de contato dental? Leia o artigo e saiba quando é indicado cada um desses tratamentos.

Mancha no dente pode ser Cárie? Saiba identificar

Mancha no dente pode ser cárie? Manchas escuras podem significar desde pequenos problemas até problemas mais graves. Leia mais!

Como usar Fio Dental corretamente? Dentista explica o passo a passo

O fio dental é um recurso de limpeza dos dentes essencial ao processo de higiene bucal, mas muita gente negligencia o seu uso. Saiba mais!

Diferenciais

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais