Prótese e implante são tratamentos indicados para solucionar um problema que incomoda e afeta a autoestima de muitas pessoas: a falta de dentes. Porém, qual é a diferença entre implante e prótese dentária? Qual a solução mais indicada para cada paciente?
Se essas são as suas dúvidas, continue acompanhando este artigo! Nele, você vai entender quais são as principais características e diferenças entre esses procedimentos, além das vantagens e desvantagens de cada um.
Boa leitura!
A principal diferença entre implante e prótese dentária está na complexidade do tratamento. O primeiro é capaz de substituir toda a estrutura do dente natural perdido, tanto sua parte visível (coroa) quanto interna (raiz). O segundo, por outro lado, só substitui a coroa do dente.
Assista ao vídeo abaixo para entender ainda mais sobre o implante e a prótese dentária:
Além desse aspecto estrutural, existem outros pontos que diferenciam cada procedimento:
Outra diferença entre implante e prótese dentária são os casos para os quais cada um é indicado. O primeiro é mais apropriado para situações em que o paciente sofreu perda total do dente, inclusive a raiz. Já em quadros em que a raiz ainda está preservada, costuma-se recomendar a prótese dentária fixa (coroas, blocos etc.).
Porém, ambos os tratamentos são versáteis e podem ser recomendados tanto para condições mais simples (como a ausência de um dente) quanto para casos mais complexos (quando o paciente não tem alguns dentes da boca ou perdeu todos os dentes da arcada), a depender do tipo de implante ou de prótese dentária a ser utilizada.
Além das indicações, as contraindicações também fazem parte da lista de diferença entre implante e prótese dentária. Quando é preciso implantar um dente é necessário fazer um procedimento cirúrgico, já para colocar uma prótese não é preciso fazer uma intervenção cirúrgica.
A contraindicação do implante surge quando o paciente não apresenta boas condições de saúde como diabetes ou hipertensão descontroladas ou apresenta perda óssea dentária extrema. Isso ocorre porque para ter sucesso no procedimento é preciso fazer anestesia, ter uma boa cicatrização e base de osso para fixar o pino que faz parte do implante.
Já no caso da prótese, por não incluir intervenção cirúrgica, o tratamento só é contraindicado em pacientes que não têm uma boa saúde da boca (como fungos na região bucal, cáries, problemas virais e gengiva inflamada).
Mais uma grande diferença entre implante e prótese dentária está na possibilidade de remover ou não o dispositivo da boca do paciente durante o tratamento. Enquanto o implante é fixo e não pode ser removido, existem alguns tipos de prótese dentária que são móveis (dentaduras), o que permite ao paciente retirá-la quando desejar.
Os implantes duram mais tempo que as próteses, principalmente devido ao tipo de material utilizado na sua fabricação, o titânio. Com boa higiene, manutenção e consultas periódicas, por exemplo, ele pode durar mais de 20 anos.
No caso da prótese, o tempo máximo sem necessidade de troca pode chegar a 10 anos. Porém, é recomendado que a substituição dos dispositivos seja feita antes do seu prazo máximo de validade.
A colocação também é uma diferença entre implante e prótese dentária. Como já dito, para colocar o implante é necessário fazer um procedimento cirúrgico, ao contrário da prótese, que, na maioria dos casos, demanda apenas a confecção do molde adaptado à arcada dentária do paciente.
Outra diferença entre implante e prótese são os cuidados relacionados à higiene bucal. O primeiro tratamento permite uma escovação tradicional, com escova de cerdas macias, uso do fio dental e, se desejar, uso de enxaguante sem álcool e com flúor.
As próteses, no entanto, exigem mais atenção do paciente, já que alguns resíduos podem se acumular em sua estrutura. No caso de modelos fixos, o ideal é fazer a higienização com uma escova interdental e nunca esquecer do fio dental e dispositivos especiais para auxiliar na limpeza dos locais que a escova não alcança.
Já os dispositivos móveis oferecem vantagens na hora dos cuidados bucais pois permitem uma escovação profunda. Nessas situações, seu dentista irá recomendar uma escova própria para próteses e, em alguns casos, produtos específicos para limpeza de dentaduras.
É importante, também, fazer visitas periódicas ao consultório odontológico para realizar limpezas mais completas.
Para garantir que tanto o implante quanto a prótese dure por longos anos, é preciso evitar:
Além disso, é preciso que as próteses se mantenham hidratadas quando estiverem fora da boca, em uma solução própria para dentaduras.
Por fim, a última diferença entre implante e prótese é o preço de cada dispositivo. Em geral, o primeiro tratamento costuma ser mais caro do que o segundo.
É importante ressaltar também que o custo total de cada opção depende de diversos fatores, como:
Por esse motivo, definir o valor do investimento em cada um desses métodos vai depender de uma avaliação do profissional que irá lhe atender.
Veja também:
Qual o valor de um implante dentário?
Esses tipos de tratamentos para falta de dentes estão frequentemente relacionados. Afinal, a prótese faz parte da estrutura do implante dentário. Enquanto o implante em si serve para substituir a raiz do dente perdido e restaurar sua característica funcional, a prótese garante o aspecto funcional e também estético do dente, afinal substituirá a coroa.
Vale explicar a você como o implante é realizado:
Tanto os implantes quanto as próteses são métodos eficazes para promover a reabilitação oral de pessoas que perderam dentes. Porém, essas técnicas apresentam suas vantagens e desvantagens.
Veja quais são elas na tabela abaixo:
Em função da diferença entre implante e prótese dentária, não podemos dizer que um método é melhor do que o outro, já que apresentam indicações e benefícios distintos.
Mesmo com um quadro comparativo entre as vantagens e desvantagens de cada um, é fundamental a avaliação de um cirurgião-dentista especialista para que ele analise seu caso de modo geral e defina qual é o melhor tratamento para recuperar a estética do seu sorriso.
Na Clínica Ianara Pinho você encontra o lugar certo para realizar o seu tratamento com implante ou prótese dentária. O consultório tem estrutura completa para que você realize todo o seu procedimento em um só lugar, sem dores de cabeça!
O melhor de tudo é que possuímos dois consultórios em Brasília e você pode escolher qual o mais próximo para começar sua busca por dentes perfeitos e mais qualidade de vida.
Endereço: R. 7 Norte, 7 – Loja 21 – Águas Claras, Brasília – DF, 71908-180
Telefone: (61) 3543-7723
Endereço: SGAS II SGAS 616 BL B Loja 05 – Asa Sul, Brasília – DF, 70200-760
Telefone: (61) 3547-9053
Endereço: Shln Setor SHLN Bloco G Lote 09 Loja 07 – Asa Norte, Brasília – DF, 70770-560
Telefone: (61) 3526-4989
Aqui na Ianara Pinho somos especialistas em tratamentos odontológicos e estamos à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas!
Por:
Ianara Pinho em Implantes
Sobre a Ianara Pinho
Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).
Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.
A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 3 unidades, uma na Asa Sul, uma na Asa Norte e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!
São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.
Quem já teve sabe o quanto é difícil conviver com as incômodas e intensas dores. Ele mesmo: o siso. Mas…
A dor de dentes é ocasionada por diversos fatores diferentes e, certamente, é um grande incômodo para quem a sente.…
Você sabe o que esperar ao comparar o antes e depois da harmonização facial? Esse procedimento estético se torna cada…