Durante a escovação, muitos pacientes já se deparam um dia com manchas nos dentes, listras negras e até pontos escurecidos nas estruturas dentárias. Apesar de ser um dos primeiros sintomas, nem toda mancha escura no dente pode ser cárie dentária e você vai descobrir como  identificar neste artigo.

Embora sejam bastante comuns, as manchas escuras precisam ser investigadas para o tratamento correto. Isso porque elas podem indicar um problema de saúde bucal mais grave. Por isso, você precisa consultar o seu dentista quando elas aparecerem.

Confira mais sobre esse problema e o que você deve analisar para identificá-lo corretamente!

O que causa mancha no dente?

As manchas nos dentes podem ser inofensivas e seu tratamento é simples de ser realizado, na maioria das vezes. Elas podem surgir, principalmente, por conta de hábitos praticados pelo paciente. Além disso, podem ser ocasionadas pelo uso de medicamentos, bactérias cromogênicas e fluorose dental (ingestão de pasta de dente com flúor na infância em quantidade inapropriada). 

No consultório odontológico, muitos tratamentos ajudam a melhorar a estética dos dentes.

Geralmente, elas vão embora com tratamentos como profilaxia, jateamento com bicarbonato de sódio, clareamento dental, restaurações diretas, coroas e facetas. Mas, para evitar que elas apareçam, basta seguir os cuidados básicos de higiene bucal e visita regular ao dentista.

Algumas das causas mais comuns, são:

Excesso de bebidas pigmentadas

As bebidas escuras, com muito corante e pigmento, sejam naturais ou artificiais, são certeiras em deixar resíduos que se fixam ao esmalte dos dentes. É claro que não é necessário cortar completamente o seu consumo, porém, se possível, consuma com moderação:

– vinhos tintos;

– café;

– chás;

– molho curry;

– refrigerantes.

Tabaco

Os cigarros e tabaco também são grandes causadores de manchas nos dentes. A nicotina, e todas as outras substâncias presentes, agridem o esmalte e se acumulam na superfície, causando pontos amarelados e até escurecidos.

Além disso, se você costuma fumar e tomar um café ao mesmo tempo, essa ação acaba potencializando os agentes nocivos na deterioração do esmalte do dente.

Perda de minerais nos dentes

As manchas que apresentam uma coloração mais esbranquiçada são causadas por conta da desmineralização dos dentes – ou seja, a perda de minerais na estrutura – podendo ser ativas ou inativas, possuindo diferentes causas, como:

– cárie;

– uso de aparelhos ortodônticos fixos, removíveis e acessórios, como os elásticos;

-fluorose;

– hipoplasia do esmalte — uma condição genética, caracterizada pela formação incompleta do esmalte do dente.

Fluorose dental

Caracterizada por manchas brancas ou escuras provocadas pela ingestão em excesso de flúor durante a fase de formação e maturação do esmalte dos dentes, a fluorose dental também é uma grande causadora do desconforto quanto às pequenas opacidades nos dentes.

Por conta do excesso dessa substância, acontece uma opacidade no esmalte do dente e, quanto maior a quantidade ingerida e o tempo ao qual o esmalte foi exposto, maiores são os estragos.

Crianças expostas ao excesso de flúor nos primeiros dois anos de vida apresentam manchas nos dentes permanentes da frente – causadas principalmente pela ingestão excessiva de pasta de dente com flúor . Quando a exposição acontece por volta dos três anos, os danos costumam aparecer nos dentes posteriores.

Principais sinais de mancha no dente

Existem alguns sinais que você deve ter atenção ao observar as manchinhas nos dentes. Dentre eles, os principais são:

– presença de pontos escuros nos dentes: pode ser um indicador de lesões de cárie, mas pode ser resultado de outros quadros, como alimentos presos nas fissuras dos dentes, mancha causada por bactérias cromogênicas;

– listras negras: composto férrico resultante da interação com o esmalte dentário;

– fissuras escurecidas: depressões encontradas normalmente nos pré-molares e molares, causadas por hábitos alimentares;

– pigmentação de restaurações: é normal que restaurações causem manchas por serem feitas por compostos que facilitam a absorção de pigmentos.

Quando a mancha é sinal de cárie ela geralmente representa o primeiro estágio de desmineralização do esmalte dentário. Isso causa a perda do brilho característico deixando a superfície opaca. Mas não confunda, manchas brancas podem ser sinais de outro problema.

Assista ao vídeo a seguir e veja três dicas para evitar cárie nos dentes:

Afinal, como tratar manchas no dente?

Afinal, como tratar manchas no dente

As manchas que aparecem no dente e que não saem com escovação, de forma geral, necessitam de uma avaliação odontológica. É importante manter uma frequência de consultas ao dentista para que assim, ele consiga entender qual é a melhor forma de tratamento.

Algumas podem ser retiradas com profilaxia, que é a limpeza profunda realizada no consultório, como a remoção de tártaro e algumas pigmentações decorrentes de bebidas e alimentos. Por outro lado, há casos em que é necessário o procedimento de microabrasão, no qual é feito um desgaste superficial no esmalte do dente. 

Cada caso e tratamento dependerá da avaliação que foi feita.

Marque uma consulta com a Clínica Ianara Pinho!

Agende agora mesmo uma consulta na Clínica Ianara Pinho. Estamos localizados em  Águas Claras e na Asa Sul no Distrito Federal, contando com um centro de radiologia integrada atendendo a maioria dos exames e tratamentos. Os procedimentos são feitos na clínica, sem a necessidade de que você faça a maioria dos exames em outros espaços.

Quer cuidar dos seus dentes com profissionais qualificados e que entendem da sua saúde bucal, em uma clínica completa e com equipamentos de última geração? Então agende sua consulta em uma das clínicas da Ianara Pinho e conheça nossos espaços em Brasília!


Deixe uma resposta

Os melhores dentistas de Águas Claras, Asa Sul e Brasília

Leia Também!

Tipos de Tratamento Dentário Estético – Veja Quais São!

Tipos de Tratamento Dentário Estético – Veja Quais São!

Você conhece os tipos de tratamento dentário estético? A bichectomia e as lentes de contato são alguns dos mais conhecidos. Confira melhor neste artigo!

Entenda a relação entre gengivite e periodontite e como se prevenir

Entenda a relação entre gengivite e periodontite e como se prevenir

A gengivite e a periodontite são dois processos inflamatórios que afetam os tecidos que sustentam os dentes. Saiba mais sobre cada uma delas!

Placa bacteriana e tártaro: entenda as diferenças

Placa bacteriana e tártaro: entenda as diferenças

A placa bacteriana e o tártaro oferecem riscos para a saúde bucal. Veja as diferenças entre eles e por que é tão importante prevenir a sua formação.

Diferenciais

Repouso

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Cirúrgica

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

all in one

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

consultórios

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Faça a sua Radiologia Odontológica na região de Águas Claras e Asa Sul

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais