Você já se perguntou o que pode estar deixando os seus dentes amarelados? Dentre as possíveis causas, o consumo excessivo de alimentos ricos em corantes, sem dúvidas, representa o principal fator de risco para a mudança de coloração dos dentes. Além disso, uma má higienização bucal, o processo de envelhecimento e possíveis traumas na arcada dentária podem favorecer o problema.

Acompanhe o artigo, entenda melhor o problema e, principalmente, saiba como obter um sorriso mais branco e brilhante.

Causas do dente amarelado

Há vários fatores que deixam os dentes amarelados e você já ouviu falar de alguns deles. O consumo de alimentos ricos em corantes está entre as principais causas. Bebidas como café, chá, refrigerantes, chocolate, vinho e diversos alimentos ricos em corantes são os inimigos número um dos dentes brancos.

Outra causa do dente amarelo é o vício do cigarro. Os dentes dos fumantes também estão propícios ao problema pelo fato de o cigarro ser composto de duas substâncias que provocam as manchas amarelas: a nicotina e o alcatrão. Vale lembrar que fumar não causa apenas um problema estético nos dentes, mas também um problema grave para saúde.

A hereditariedade e o uso de alguns tipos de medicamentos também estão entre os fatores agravantes. Anti-histamínicos, sulfato ferroso, anti-hipertensivos e antipsicóticos também podem causar manchas nos dentes.

Com o passar dos anos, naturalmente, as pessoas acabam ficando com os dentes amarelados. A estrutura dos dentes pode acabar sendo comprometida com a idade se alguns cuidados forem negligenciados. Os dentes ficam propensos ao enfraquecimento e escurecimento, porque os dentes perdem camadas de esmalte dentário ao longo do tempo, um desgaste natural, mas que pode ser controlado.

E, outras possíveis causas, estão relacionadas a traumas que tiveram a arcada dentária afetada. Após uma queda na infância, por exemplo, em que a criança sofreu impacto nos seus dentes de leite, é possível que os danos do trauma tenham afetado a estrutura raiz do dente. Nesses casos, mesmo após a troca do dente de leite pelos dentes permanentes, pode-se notar uma coloração diferente nos novos dentes que nasceram. 

Alimentos que deixam o dente amarelado

  • Café
  • Açaí
  • Chá
  • Refrigerantes (principalmente os que são à base de cola)
  • Chocolate
  • Vinho
  • Salgadinhos industrializados
  • Balas e bombons
  • Ketchup

Alimentos amigos dos dentes brancos

  • Queijo
  • Frutas
  • Hortaliças como alface e espinafre
  • Água
  • Maçã
  • Pera
  • Leite
  • Iogurte
  • Cenoura
  • Pepino

Como ter os dentes brancos?

O clareamento dental é um dos tratamentos mais conhecidos e indicados para deixar os dentes mais brancos. A função do procedimento é restituir o branco dos dentes e melhorar a estética do sorriso sem qualquer desgaste na sua superfície.

Entre os tipos de clareamento, estão:

  • O realizado em consultório, com uso de gel clareador; 
  • O realizado em casa, utilizando o gel e uma placa de silicone com molde feito a partir da estrutura dos seus dentes; 
  • O tratamento combinado, feito em casa e no consultório.

A técnica de clareamento dental, quando realizada com orientação do dentista, é pouco invasiva e muito eficaz. No entanto, antes de iniciá-la, o especialista investigará possíveis problemas a serem tratados, como cáries, canais, fraturas e restaurações. Isso porque o gel clareador, composto de peróxido de hidrogênio ou carbamida, pode comprometer outro problema não tratado.

Você pode conhecer mais sobre os tipos de clareamento dental neste artigo.

Atenção: o mercado oferta cremes que proporcionam um ligeiro clareamento dental. Mas, a maior parte dos produtos, oferece um alto índice de abrasividade (ou seja, podem remover estruturas naturais e saudáveis dos seus dentes). Portanto, o uso de qualquer substância para fins estéticos deve passar pela avaliação do dentista.

Agora, em caso de traumas permanentes nos dentes, uma solução possível é pelo tratamento com lentes de contato. Trata-se de um laminado ultrafino que tem como objetivo corrigir pequenas imperfeições, como inclinações suaves, alterações no formato, no tamanho e até mesmo na coloração dos dentes.

Leia mais a seguir:

Lente de contato dental: como funciona e para quem é indicada?

Clareamento dental em idosos: quando não é recomendado realizar o procedimento

 

Boas práticas para evitar dentes amarelados

Entre os hábitos que podem evitar que os dentes fiquem amarelados, o principal é reduzir a frequência com que se consome café, refrigerantes, vinho, dentre outros alimentos ricos em corantes que acentuam o processo de amarelamento dos dentes.

Além disso, o hábito de escovar os dentes todos os dias, após cada refeição, é indispensável. Isso porque a limpeza diária ajuda a retirar a placa bacteriana que causa cárie. Além disso, a escovação retira resíduos alimentares que atacam o esmalte dos dentes deixando-os amarelados. Dessa forma, todas as vezes que você for ingerir algum alimento, seja rico em corantes ou não, é preciso fazer a higiene cuidadosa dos dentes.

Os perigos do clareamento caseiro

Já ouvi falar em diversas práticas alternativas para clarear dentes, como uso de carvão, cúrcuma, limão, escovação com bicarbonato de sódio, dentre outros. São tantos que chega a assustar qualquer profissional especialista.

Por isso, eu reforço: adotar técnicas e receitas caseiras são atitudes que apresentam riscos sérios à sua saúde bucal. Métodos como esses podem causar queimaduras, irritação das mucosas bucais, resultados contrários ao desejado com formação de manchas, desgaste do esmalte, intoxicação, hipersensibilidade e até retração gengival.

Caso deseje ter dentes mais brancos, fuja de atalhos e busque a orientação e supervisão do seu dentista. Só assim você terá bons resultados.

Marque sua consulta!

Quer ter os dentes brancos e brilhantes, agende agora mesmo uma consulta na Clínica Ianara Pinho. Com um centro de radiologia integrada e atendendo à maioria dos exames e tratamentos, a clínica fica localizada em Águas Claras-DF (em breve também na Asa Sul-DF). Os procedimentos são feitos no mesmo local, sem a necessidades de deslocamentos para exames em outros espaços.

AGENDAR CONSULTA!


Deixe uma resposta


Leia Também

Clareamento ou lente de contato: qual é a melhor opção?

Você está na dúvida entre o clareamento ou lente de contato dental? Leia o artigo e saiba quando é indicado cada um desses tratamentos.

Mancha no dente pode ser Cárie? Saiba identificar

Mancha no dente pode ser cárie? Manchas escuras podem significar desde pequenos problemas até problemas mais graves. Leia mais!

Como usar Fio Dental corretamente? Dentista explica o passo a passo

O fio dental é um recurso de limpeza dos dentes essencial ao processo de higiene bucal, mas muita gente negligencia o seu uso. Saiba mais!

Diferenciais

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais