Também conhecido como tártaro, o cálculo dental é uma condição que afeta a saúde bucal de milhares de brasileiros todos os anos. Esse quadro é prejudicial não só para o bem estar da cavidade bucal, mas também para a própria aparência dos dentes.

O tártaro é um problema que pode proporcionar um verdadeiro “efeito dominó”. Isso significa que, com o tempo, esse problema pode comprometer não somente os dentes em si, mas também todos os tecidos que os protegem e sustentam.

Além disso, uma vez que o problema está instalado, até a saúde geral do indivíduo pode ser afetada.

Por essas razões é muito importante agir com rapidez e positividade sobre essa e outras situações que podem afetar a nossa saúde bucal. Entenda um pouco mais sobre cálculo dental: o que é, como tratá-lo e os melhores métodos de prevenção.

O que é cálculo dental (ou tártaro) e como se forma?

O cálculo dental (ou tártaro) é uma condição que a partir da formação de uma placa bacteriana. Com o passar do tempo e sem a higienização adequada, o biofilme dental da placa mineraliza, fica mais espesso, muda a sua composição e ganha um aspecto amarelado ou até amarronzado.

Após esse processo, a placa bacteriana se torna o cálculo dental, que se não removido leva à periodontite e pode desencadear outras doenças que colocam em risco a saúde do paciente.

No vídeo abaixo, a Dra. Ianara Pinho, cirurgiã-dentista da Clínica Ianara Pinho Odontologia, explica melhor a diferença entre placa bacteriana e tártaro. Assista:

Nesse momento, o cálculo dentário é extremamente visível, já que a tonalidade dos dentes é alterada e a estética da dentição é muito prejudicada. Por isso, se perceber uma tonalidade ou uma textura diferente em seus dentes, procure um dentista.

Somente esse profissional poderá lhe diagnosticar e realizar o tratamento adequado para combater o tártaro.

Devemos enfatizar a importância de uma ação rápida, pois o índice de cálculo dental no Brasil é muito alto e a falta de cuidados pode piorar a situação cada vez mais.

Isto é, com o tempo, esse quadro pode evoluir para condições ainda mais complexas e perigosas, como a periodontite, que afeta todos os tecidos que estão ao redor dos dentes.

Causas para o cálculo dental (ou tártaro)

Por ser uma evolução da placa bacteriana, o tártaro possui as mesmas causas que essa condição. Dessa forma, o fator principal que o provoca é uma escovação incorreta e a não frequência no uso do fio dental, não retirando por completo os restos alimentares.  

Vale ressaltar que, diferente da cárie, o tártaro não possui relação alguma com o tipo de alimento que cada pessoa consome. Assim, independentemente do que é consumido, o importante é utilizar a escova e o fio dental da forma correta.

Cálculo dental: como tratar? É necessário remover profissionalmente!

Após a formação do tártaro, nem mesmo uma boa escovação pode ser a solução para retirá-lo. Ou seja, quando se fixou ao dente, somente um dentista pode realizar uma intervenção efetiva.

E o tratamento utilizado é chamado popularmente de limpeza ou raspagem, procedimento em que o dentista utiliza uma cureta (instrumento com pontas finas) para fazer a raspagem sub e supra gengival, limpando a área com tártaro.

Mas esse procedimento dói? Na verdade não, em alguns casos os dentistas até utilizam um ultrassom para “quebrar” os cálculos e fazer a limpeza com mais facilidade.

Para cálculos localizados em regiões mais profundas, o dentista normalmente anestesia o local, a fim de que o paciente não sinta nenhum desconforto.

Como evitar cálculo nos dentes?

O principal fator para prevenir esse e outros problemas bucais é uma escovação adequada. Alguns dentistas, inclusive, indicam o uso de escovas elétricas ou escovas com formatos especiais, pois elas podem retirar com maior eficiência os restos de alimentos.

Além disso, é importante não se descuidar com o creme dental, enxaguante e fio dental, fatores essenciais para uma limpeza adequada. Outro fator que deve ser motivo de atenção é o cigarro.

Isso porque, fumar além de causar uma série de danos ao organismo, dificulta muito o processo de cicatrização, podendo acelerar o processo de perda dos dentes acometidos por periodontite.

Uma das principais maneiras de prevenir o cálculo dental é por meio de um procedimento de limpeza profissional chamado Profilaxia Dentária. Saiba mas aqui.

Aqui na clínica Ianara Pinho oferecemos o melhor acompanhamento para evitar o cálculo dental e outros problemas. Marque uma consulta, nos conheça e veja tudo que podemos oferecer para a sua saúde bucal.


Deixe uma resposta


Leia Também

Clareamento ou lente de contato: qual é a melhor opção?

Você está na dúvida entre o clareamento ou lente de contato dental? Leia o artigo e saiba quando é indicado cada um desses tratamentos.

Mancha no dente pode ser Cárie? Saiba identificar

Mancha no dente pode ser cárie? Manchas escuras podem significar desde pequenos problemas até problemas mais graves. Leia mais!

Como usar Fio Dental corretamente? Dentista explica o passo a passo

O fio dental é um recurso de limpeza dos dentes essencial ao processo de higiene bucal, mas muita gente negligencia o seu uso. Saiba mais!

Diferenciais

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais