Também conhecido como tártaro, o cálculo dental é uma condição que afeta a saúde bucal de milhares de brasileiros todos os anos. Esse quadro é prejudicial não só para o bem-estar da cavidade bucal, mas também para a própria aparência dos dentes.

O tártaro é um problema que pode proporcionar um verdadeiro “efeito dominó”. Isso significa que, com o tempo, esse inconveniente pode comprometer não somente os dentes em si, mas também todos os tecidos que os protegem e sustentam.

Além disso, uma vez que o problema está instalado, até a saúde geral do indivíduo pode ser afetada.

Por essas razões é muito importante agir com rapidez e positividade sobre essa e outras situações que podem afetar a nossa saúde bucal. Entenda um pouco mais sobre cálculo dental: o que é, como tratá-lo e os melhores métodos de prevenção.

O que é cálculo dental (ou tártaro) e como se forma?

O cálculo dental (ou tártaro) é uma condição que surge a partir da formação de uma placa bacteriana. Com o passar do tempo e sem a higienização adequada, o biofilme dental da placa mineraliza, fica mais espesso, muda a sua composição e ganha um aspecto amarelado ou até amarronzado.

Após esse processo, a placa bacteriana se torna o cálculo dental, que se não removido leva à periodontite e pode desencadear outras doenças que colocam em risco a saúde do paciente.

No vídeo abaixo, a Dra. Ianara Pinho, cirurgiã-dentista da Clínica Ianara Pinho Odontologia, explica melhor a diferença entre placa bacteriana e tártaro. Assista:

Nesse momento, o cálculo dentário é extremamente visível, já que a tonalidade dos dentes é alterada e a estética da dentição é muito prejudicada. Por isso, se perceber uma tonalidade ou uma textura diferente em seus dentes, procure um dentista.

Somente esse profissional poderá diagnosticar e realizar o tratamento adequado para combater o tártaro.

Devemos enfatizar a importância de uma ação rápida, pois o índice de cálculo dental no Brasil é muito alto e a falta de cuidados pode piorar a situação cada vez mais.

Isto é, com o tempo, esse quadro pode evoluir para condições ainda mais complexas e perigosas, como a periodontite, que afeta todos os tecidos que estão ao redor dos dentes.

O que pode causar o tártaro nos dentes?

Por ser uma evolução da placa bacteriana, o tártaro possui as mesmas causas que essa condição. Dessa forma, o fator principal que o provoca é uma escovação incorreta e a não frequência no uso do fio dental, não retirando por completo os restos alimentares.  

Vale ressaltar que, diferente da cárie, o tártaro não possui relação alguma com o tipo de alimento que cada pessoa consome. Assim, independentemente do que é consumido, o importante é utilizar a escova e o fio dental da forma correta.

Em qual fase da vida o tártaro dental costuma aparecer mais?

Como esse problema bucal acontece principalmente devido a uma higiene bucal ausente ou inadequada, o tártaro pode aparecer a qualquer momento e em qualquer idade. Basta que as bactérias naturais da boca se proliferam com maior frequência e intensidade juntando-se à saliva.

Porém, outros fatores também podem acabar influenciando na sua formação. Por exemplo:

 –  alterações do fluxo salivar: se houver alguma alteração no fluxo e produção de saliva da pessoa;

 –  uso de medicamentos específicos: se o paciente estiver fazendo uso de algum medicamento que pode alterar a saúde bucal e resultar no cálculo dos dentes.

Além disso, é comum que o tártaro subgengival apareça mais em pacientes adultos, especialmente naqueles que já sofreram alterações na gengiva, enquanto o supragengival de fato pode acontecer em qualquer idade.

Quais as complicações que o tártaro pode trazer para a boca?

O problema de tártaro não tratado pode trazer algumas complicações para a saúde da boca. O cálculo junto com a placa bacteriana, quando não eliminados da forma correta, trazem consigo o surgimento de algumas outras doenças para os dentes e gengivas.

Entre as principais complicações, temos:

Gengivite 

A gengivite é uma inflamação que se dá na parte superior dos dentes, próximo às gengivas. Caso não sejam removidos, a placa bacteriana e o tártaro poderão também irritar e inflamar essa área ao redor dos dentes, provocando uma doença chamada gengivite.

A gengivite tem tratamento e deve ser feita por um especialista da área ortodôntica. No entanto, se não for tratada de forma correta e atempada pode evoluir para periodontite ou “piorreia”, podendo trazer complicações bem mais graves ao paciente.

Aumento de sensibilidade 

A retração gengival, quadro muito comum em pacientes com periodontite e tártaro, deixa as raízes dos dentes expostas, o que causa muita dor e sensibilidade na ingestão de alimentos quentes ou gelados.

Além disso, quando não tratado, o problema com o cálculo dental pode evoluir e trazer consequências aos dentes como pequenos buracos na superfície.

Mau hálito

O mau hálito pode ser resultado de inúmeros fatores, e às vezes até mesmo a alimentação pode ser um motivo para que ele apareça. Porém, pode ter certeza que se você tem problema com tártaro, o seu hálito pode estar relacionado a ele.

A partir do momento em que o tártaro facilita o surgimento de doenças gengivais como a periodontite, ele também faz com que o mau hálito se propague na sua boca. 

Como tratar o cálculo dental? É necessário remover profissionalmente? 

Após a formação do tártaro, nem mesmo uma boa escovação dos dentes pode ser a solução para retirá-lo. Ou seja, quando se fixou ao dente, somente um profissional pode realizar uma intervenção efetiva e por isso é importante manter frequência nas consultas com o dentista.

E o tratamento utilizado é chamado popularmente de limpeza ou raspagem, procedimento em que o dentista utiliza uma cureta (instrumento com pontas finas) para fazer a raspagem sub e supragengival, limpando a área com tártaro.

Mas esse procedimento dói? Na verdade não, em alguns casos os dentistas até utilizam um ultrassom para “quebrar” os cálculos e fazer a limpeza com mais facilidade.

Para cálculos localizados em regiões mais profundas, o dentista normalmente anestesia o local, a fim de que o paciente não sinta nenhum desconforto.

Como evitar cálculo (tártaro) nos dentes?

O principal fator para prevenir esse e outros problemas bucais é uma escovação adequada. Alguns dentistas, inclusive, indicam o uso de escovas elétricas ou escovas com formatos especiais, pois elas podem retirar com maior eficiência os restos de alimentos.

Além disso, é importante não se descuidar com o creme dental, enxaguante e fio dental, fatores essenciais para uma limpeza adequada. Outro fator que deve ser motivo de atenção é o cigarro.

Isso porque fumar, além de causar uma série de danos ao organismo, dificulta muito o processo de cicatrização, podendo acelerar o processo de perda dos dentes acometidos por periodontite.

Aqui na clínica Ianara Pinho oferecemos o melhor acompanhamento para evitar o cálculo dental e outros problemas em um só lugar, com o conceito All In One. Confira mais sobre as tecnologias e espaço da clínica:

 Marque uma consulta, conheça e veja tudo que podemos oferecer para a sua saúde bucal.

 


Deixe uma resposta

Os melhores dentistas de Águas Claras, Asa Sul e Brasília

Leia Também!

O que é cárie e como ela age nos dentes?

O que é cárie e como ela age nos dentes?

Você já ouviu sobre os danos terríveis que a cárie pode causar em sua boca? Mas o que é cárie? Entenda mais sobre esse quadro tão temido pelos brasileiros.

Mobilidade Dental é preocupante? Saiba o que pode estar por trás

Mobilidade Dental é preocupante? Saiba o que pode estar por trás

Você sabe quais são as causas que levam à mobilidade dental? Descubra aqui quais causas merecem sua atenção.

Escorbuto — O Que É E Como Afeta A Sua Saúde Bucal

Escorbuto — O Que É E Como Afeta A Sua Saúde Bucal

O escorbuto é uma condição que pode afetar sua gengiva e saúde bucal, causada pela falta de vitamina C. Confira mais sobre essa condição!

Diferenciais

Repouso

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Cirúrgica

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

all in one

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

consultórios

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Faça a sua Radiologia Odontológica na região de Águas Claras e Asa Sul

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais