O clareamento dental profissional é um dos maiores desejos das pessoas quando falamos de serviços e tratamentos odontológicos. Afinal, quem não deseja um sorriso branquinho e digno de elogios?

É importante saber que, quando falamos desse tipo de tratamento, também estamos mencionando saúde e cuidados com a boca. Então optar pelo clareamento com profissionais qualificados deve ser a sua prioridade.

Neste artigo, você verá:

– qual a importância do clareamento dental profissional;

– quem não pode fazer o procedimento dentário de clarear os dentes;

– benefícios que o clareamento dos dentes traz para saúde;

– os riscos do clareamento dental com produtos caseiros;

– sensibilidade nos dentes após o clareamento.

Qual a importância do clareamento dental profissional?

Os dentes são formados por diversas camadas e uma delas é a famosa dentina . Essa  camada tem característica porosa e, com o decorrer do tempo, o acúmulo de pigmentos e o envelhecimento natural  entre essas pequenas porosidades  pode causar o escurecimento dos dentes.

Para conseguir melhorar a coloração e iluminar o sorriso , a maior recomendação é realizar o clareamento dental profissional. Fazer o procedimento com profissionais especializados fará total diferença no resultado final.

Nesse caso, o gel para clareamento dental é ativado por um especialista no próprio consultório, sendo necessárias  normalmente três sessões para que o resultado do clareamento ocorra. .

Pode parecer simples, porém, existem detalhes que apenas um profissional capacitado pode realizar no clareamento dental. Uma avaliação rigorosa deve ser realizada, levando em consideração o estado atual dos dentes, o histórico bucal, a idade do paciente e os hábitos de higiene que leva.

Quanto ao clareamento, é preciso saber que não diz respeito apenas à quantidade de gel clareador que será aplicado nos dentes, mas, sim, à forma como será feita essa aplicação. 

Por isso, a orientação profissional deve ser indispensável.

Quem não pode fazer o procedimento dentário de clarear os dentes?

Existem poucas contraindicações em relação aos cuidados e a quem pode fazer o procedimento de clareamento dental. O tratamento não é indicado para:

– gestantes e lactantes;

– pessoas com hipersensibilidade dental;

– pessoas com dentes quebrados, com lesões de cáries ou doenças gengivais ou dentes muito desgastados. 

Benefícios que o clareamento dos dentes traz para saúde

Benefícios que o clareamento dos dentes traz para saúde

Reunimos alguns benefícios que o clareamento dos dentes traz para a saúde e que vão convencer você a realizá-lo. Confira abaixo:

Mais confiança!

Dentre todos os procedimentos odontológicos, podemos dizer que o clareamento é um desejo de muitas pessoas. 

Os tratamentos realizados com profissionais capacitados e renomados faz com que a confiança do paciente aumente gradativamente conforme o resultado vai aparecendo.

Todo mundo deve ter o direito de sorrir sem se importar com o que os outros vão dizer, certo?

O clareamento dental ajuda a buscar hábitos mais saudáveis

O procedimento não só aumenta a confiança do paciente, como também oferece mais saúde e estimula a pessoa a buscar hábitos mais saudáveis para manter essa boa aparência. 

Diminuir a frequência de consumo de  substâncias que podem amarelar os dentes é o ideal para garantir que o clareamento tenha uma maior durabilidade . Evite consumir os seguintes alimentos com muita frequência:

– café;

– chás preto;

– vinho tinto;

– molhos de coloração escura; 

–  frutas com coloração avermelhada e roxa.

Facilita a identificação de outros problemas bucais

Como mencionamos anteriormente, para realizar esse procedimento é necessário uma avaliação feita por profissionais para entender qual a condição da arcada dentária. 

Em muitos casos, ao realizar a análise, constata-se que a coloração dos dentes está associada com traumas e tratamentos endodônticos – ou que conhecemos popularmente por canais. Isso ocorre porque eles podem ocasionar a mudança de cor nos dentes, deixando-os amarelados e até mesmo cinzas.

Além disso, ao realizar a avaliação para o clareamento, os dentistas podem identificar se os dentes possuem problemas de erosão do esmalte dentário.

Os riscos do clareamento dental com produtos caseiros

Quando pesquisado na internet, existem diversos produtos que prometem o clareamento dental sem a orientação de um profissional. Até mesmo, existem receitas para fazer o clareamento com bicarbonato e outros ingredientes.

Porém, é importante lembrar que o clareamento não é apenas um procedimento de tratamento estético.

Ele envolve medicamentos, e o Conselho  Regional de Odontologia de São Paulo já alertou que o procedimento realizado sem o acompanhamento de um especialista pode causar lesões  na gengiva, queimaduras na mucosa, deixar os dentes sensíveis demais e diversos outros problemas mais sérios.

Sensibilidade nos dentes após o clareamento é normal?

Muitas pessoas sentem aquela dor aguda e que incomoda quando vão comer algo muito quente ou frio. Isso pode ser uma das consequências de quem já passou pelo procedimento de clareamento dental. 

Além disso, diversos fatores podem ser os causadores da sensibilidade dentária e, quando causada pelo clareamento, é preciso levar em conta a interferência dos elementos utilizados – como a concentração de peróxido de hidrogênio presente no gel clareador.

Uma forma de evitar essa dor é não fazer o consumo de bebidas em temperaturas extremas e avaliar com o seu dentista qual o creme dental apropriado para a sua higienização  bucal. Além disso, aplicação de laser em consultório e uso de produtos específicos, como vernizes de flúor, amenizam ou eliminam qualquer sensibilidade.

Gostou desse conteúdo? Então veja também o que fazer quando se tem dente trincado!


Deixe uma resposta


Leia Também

Clareamento ou lente de contato: qual é a melhor opção?

Você está na dúvida entre o clareamento ou lente de contato dental? Leia o artigo e saiba quando é indicado cada um desses tratamentos.

Mancha no dente pode ser Cárie? Saiba identificar

Mancha no dente pode ser cárie? Manchas escuras podem significar desde pequenos problemas até problemas mais graves. Leia mais!

Como usar Fio Dental corretamente? Dentista explica o passo a passo

O fio dental é um recurso de limpeza dos dentes essencial ao processo de higiene bucal, mas muita gente negligencia o seu uso. Saiba mais!

Diferenciais

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais